O Orçamento Base Zero é uma metodologia de orçamento que busca levar em consideração os planos e necessidades operacionais da empresa, sem a utilização de bases históricas ou índices de reajuste, como é feito no modelo tradicional.
Uma das maiores vantagens na sua utilização, especialmente em relação a despesas fixas – OPEX, é que, ao realizar o orçamento a partir do zero, o gestor é obrigado a analisar cada um dos gastos de forma mais detalhada, identificando os principais drivers geradores de despesas e, assim, alocando os recursos de forma mais eficiente.
Contudo, o processo acaba demandando maior dedicação de tempo do gestor para a elaboração do orçamento, obrigando-o a estimar quantitativos de drivers e preços unitários com maior nível de detalhe para orçar cada uma das contas de despesas. O processo, envolvendo vários gestores e enorme quantidade de informações, pode ser bastante desafiador.
A CTI implementa uma solução de planejamento OBZ e controle de despesas, apoiada por um sistema dedicado, que possibilita a responsabilização dos gestores pela elaboração de seus orçamentos de forma colaborativa. Isso vale para os responsáveis por drivers quantitativos e também para os responsáveis por custos unitários.
O sistema também permite o acompanhamento Real x Orçado diariamente, o que dá visibilidade aos “estouros” de despesas e facilita o acompanhamento de ações de recuperação tempestivamente.
Benefícios
- Aumento do nível de controle orçamentário.
- Redução das ineficiências históricas nos orçamentos futuros.
- Redução do esforço operacional pela utilização de um sistema WEB.
- Definição e construção, sob medida, para cada empresa, de seus drivers geradores de custos.
- Possibilidade de simulações orçamentárias, assim como rolling forecasts mensais.
- Identificação e tratamento sistêmico dos desvios orçamentários – atuação efetiva sobre a causa básica.
Produtos utilizados na solução:
Quem já utiliza a solução da CTI:
Saiba mais sobre Orçamento Base Zero e nossas demais soluções: