Ao implantar novos modelos de simulação e de gestão financeira, uma empresa só alcançará sucesso pleno e de forma duradoura se as mudanças alcançarem também as demais áreas e não apenas a financeira. É preciso que as transformações proporcionadas pela nova tecnologia se reflitam na cultura da organização, nos processos, na estrutura de gestão e nas formas de trabalho.
Ao desenhar um projeto, a CTI pode apoiar o processo de transformação de forma integrada, através de uma avaliação e da execução de um Plano de Gestão de Transformação Organizacional (GTO).
Este processo é desenvolvido, apoiando-se fortemente num processo de comunicação eficaz:
- Como a implantação da nova forma de trabalho afetará a estrutura organizacional da companhia (desenho “as is” —> “to be”).
- Quem será afetado por esta mudança e como deverá ser o novo comportamento esperado para cada função, a fim de potencializar as novas ferramentas de trabalho.
- De que forma garantir que a mudança seja realmente efetivada, garantindo o aculturamento organizacional da nova forma de trabalho proposta.
Apoio no Redesenho de Processos
Além da implementação de ferramentas financeiras de gestão, a CTI pode apoiar sua empresa em projetos de redesenhos de processos, através da metodologia do OBZ ou do Centro de Serviços Compartilhados, visando:
- Aumento da confiabilidade e produtividade dos processos, com a padronização, documentação e implementação de indicadores dos processos.
- Avaliação de produtividade e eficiência.
- Redução de custos e despesas, em geral.
Ao desenhar um projeto, a CTI pode apoiar o processo de transformação de forma integrada, fazendo a Gestão de Mudança Organizacional: