Manter custos sob controle é um dos principais desafios apontados por 68% dos gestores financeiros ouvidos em recente pesquisa. Por conta disso, o orçamento e a análise matricial de gastos, metodologia gerencial para o planejamento e controle orçamentário, vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente pela visão cruzada e objetiva proporcionada pela análise.
O método tem este nome exatamente por ser derivado de uma matriz onde temos os eixos Pacotes (grupos de despesas ou custos da empresa) e Entidades (subdivisões da empresa, sejam físicas ou virtuais, como unidades de negócios, centros de custos ou departamentos).
A CTI implementa um processo de planejamento e controle de despesas apoiado por um sistema dedicado, que possibilita a responsabilização dos gestores pela elaboração de seus orçamentos de forma colaborativa, tanto entre os responsáveis por pacotes de despesas quanto os responsáveis por entidades.
O sistema também permite o acompanhamento diário do Real x Orçado, o que dá visibilidade aos “estouros” de despesas e facilita o acompanhamento de ações de recuperação tempestivamente.
Benefícios
- Aumento do nível de controle orçamentário.
- Redução do esforço operacional pela utilização de um sistema WEB.
- Possibilidade de simulações orçamentárias, assim como rolling forecasts mensais.
- Responsabilidade compartilhada dos pacotes de despesas.
- Identificação e tratamento sistêmico dos desvios orçamentários – atuação efetiva sobre a causa básica.
Produtos utilizados na solução
Quem já utiliza a solução da CTI:
Com o Orçamento Matricial, a CTI implementa um processo de planejamento e controle de despesas apoiado por um sistema dedicado de TI: