by suagencia

Sistema de Planejamento e Controle Orçamentário

Ferramenta que coleta, compila e inter-relaciona todos os detalhes do Orçamento da empresa, automatizando na empresa a totalidade dos fluxos de informação e procedimentos necessários ao planejamento e controle do Orçamento (especialmente quando é participativo envolvendo centenas de gestores da empresa), gerando maior consistência e precisão das informações e reduzindo o esforço e o tempo necessários para elaboração e revisão orçamentária.

Apesar das promessas de solução abrangente, a grande maioria dos ERPs não possuem módulos eficientes para o processo de planejamento e controle orçamentário. Contudo, existem no mercado inúmeras ferramentas analíticas que se prestam para a este fim. Cada uma se vendendo como a melhor e mais eficiente, enfocando principalmente os aspectos técnicos de IT, e não as reais necessidades operacionais e aspectos financeiros.

A CTI tem larga experiência na implantação de diversas destas ferramentas e sendo especialistas em processos financeiros ajudamos a avaliar as suas necessidades e características de negócio e recomendar a solução que mais se adequa aos seu negócio.

Como funciona:

Envolve a discussão, com a equipe da empresa, do modelo atual de Orçamento, para localização de zonas de aperfeiçoamento, e a análise dos melhores softwares para Orçamento, modelos financeiros e previsões complexas: envolvendo, ou não, integração e customizações do SAP em ABAP (ou do seu ERP).

Elaboramos uma proposta de desenho conceitual do processo de planejamento e controle orçamentário, assim como, desenho detalhado dos diversos módulos do sistema (Receitas, OPEX – Despesas, Pessoal, CAPEX – Investimentos, Custos e Estoques, Empréstimos e financiamentos, e relatórios financeiros – Balanço, Resultados e Fluxo de caixa).
Este desenho é extensivamente discutido e ajustado junto com o comitê diretivo do projeto.

Todos os módulos são desenhados segundo as seguintes premissas:

  • Detalhe - O nível de detalhe das informações e suas dimensões, são definido juntamente com o cliente de acordo com as suas necessidades específicas e as características da sua organização.
  • Simulação - Todos os módulos devem permitir simulações de forma simples e rápida
  • Integração — Todos os módulos são inter-relacionados e integrados entre si e aos aplicativos transacionais e/ou analíticos através de links das bases OLAP para garantir a consistência das informações entre eles.

A solução de orçamento pode um não ser complementado com um modelo de simulação finaceira.

Uma vez finalizado e aprovado o desenho conceitual, iniciamos o processo de implantação, que inclui:

  • a instalação da ferramenta OLAP de Business Analitycs
  • modelagem e testes dos módulos,
  • treinamento dos usuários,
  • acompanhamento da elaboração do primeiro conjunto de demonstrações financeiras geradas pelos usuários utilizando o novo sistema.

Ferramentas de Business Analitys utilizadas na solução:

  • IBM Cognos Planning TM1
  • IBM Cognos 10

Mais informações sobre a linha de softwares de Business Analitycs da IBM em http://www-142.ibm.com/software/products/br/pt/category/SWQ00

 
R. Prof. Carlos de Carvalho 164 - 11 andar - 04531-080 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - T: 55 11 3167.1883